OLÁ, TUDO BEM?
Até pouco tempo atrás, o motivo n°1 para um anúncio ser reprovado no Facebook era não respeitar a regra dos 20% de texto nas imagens. Isso mesmo. ERA!
Agora, para a alegria de muitos, o Facebook mudou esta regra. Isso não significa que ela não existe mais, mas sofreu algumas mudanças importantes para quem faz anúncios no Facebook.
SAIBA MAIS SOBRE A NOVA REGRA DE TEXTO EM IMAGENS DE ANÚNCIOS NO FACEBOOK
É isso mesmo, você pode esquecer a ferramenta de grade do Facebook para estimar a quantidade de texto em uma imagem. Nesta ferramenta, você conferia se a sua imagem estava dentro dos padrões solicitados pelo Facebook, e também se o seu anúncio seria aprovado ou reprovado para rodar.
O fato de usar uma imagem que ultrapassasse esse limite de texto, poderia reprovar a sua campanha ou até mesmo bloquear a sua conta. Diversas pessoas, infelizmente, sofreram com estas penalidades.
O QUE MUDOU?
Uma coisa importe para você saber é que estas regras se aplicam apenas as imagens utilizadas em anúncios. Posts que você fizer em sua página que não forem utilizados para anúncios, não estão sujeitos à estas regras.
No lugar desta ferramenta, surgiu um guia visual mais moderno e fácil de entender. Este guia classificará suas peças em categorias que definirão o alcance que a publicação pode ter.
São 4 categorias, vamos conhecer um pouco mais de cada uma delas:
- Texto da Imagem: OKImagens classificadas como OK, terão os anúncios rodando perfeitamente e alcançando a maior quantidade de pessoas possível. Isso porque, é o estilo de imagem que o Facebook recomenda, ou seja, com pouco, ou nenhum, texto.
Texto da Imagem: Baixo
Neste caso, o seu anúncio já terá o alcance um pouco prejudicado. O Facebook considera a sua imagem com texto além do que o recomendado, mas continua entregando seus anúncios.
Texto da Imagem: Médio
Anúncios com imagens classificadas na categoria “Médio”, irão atingir menos pessoas que o ideal. Dependendo do seu objetivo com o anúncio, é melhor mudar a peça!
Texto da Imagem: Alto
No caso de sua imagem ser classificada com alto índice de texto, significa que o Facebook não irá exibir o seu anúncio ou você irá alcançar um público bastante restrito. Se possível, considere sempre alterar a imagem. Afinal, você irá desembolsar uma quantia para patrocinar um anúncio que quase não será visualizado.
Basicamente, quanto menor a quantidade de texto, mais público você conseguirá atingir com seu anúncio. Então, ainda vale muito a pena cuidar com a quantidade de texto em suas imagens e testar elas no guia visual antes de patrocinar.
VOCÊ SABE O QUE NÃO É CONSIDERADO TEXTO?
Sei que muitas vezes é difícil manter a sua imagem na categoria OK. Afinal, qualquer logo com texto, independentemente do tamanho, é considerada texto. Imagens com sobreposições como as marcas d’água, por exemplo, são consideradas texto e números também são considerados.
Então, separei algumas exceções. São casos aonde a política do Facebook não conta como texto na imagem:
- Imagens de produtos que incluam texto no produto real, como por exemplo: pôsteres de filmes, capas de livros, capas de CDs e outros;
- Textos inseridos em imagens de aplicativos e jogos;
- Texto jurídicos;
- Infográficos;
- Texto baseado em caligrafia ou quadrinhos.
Vale lembrar que estas regras também estão valendo para o Instagram.
Essas mudanças estão sendo liberadas aos poucos aos usuários, então, se sua conta ainda não tem essa nova ferramenta de grade, logo ela deve chegar para você.
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