Aos Meus Leitores
O Blog nasceu em 2006. Veicula milhares de textos. Meu objetivo é compor um espaço de manifestação pessoal e de reflexão política.
Jamais aceitei oferta de patrocínio e o mantenho exclusivamente às expensas do meu salário de repórter por achar que compromissos comerciais poderiam conspurcar sua essência.
Ocorre que, em um País que ainda não se habituou à crítica e está eivado de ranços antidemocráticos, manter uma página eletrônica independente significa enfrentar dificuldades que vão muito além da possibilidade individual de superá-las.
Refiro-me às empreitadas judiciais que têm como objetivo calar jornalistas que não se submetem a grupos políticos, ou a grupos dei interesse que terminaram por transformar a blogosfera numa cruzada de mercenários virtuais.
Até o nascimento do Blog, enfrentei um único processo judicial decorrente das milhares de reportagens que produzi para a televisão, jornais, sites e o rádio ao longo de mais de duas décadas. E ganhei.
Processos estes, movidos por pessoas que se sentiram atingidas pelas críticas aqui veiculadas, na sua grande maioria nunca rebatidas.
Mas, em meus textos procuro manter uma crítica dura e assertiva sobre os desvios da política adotada por secretários, governadores, senadores, deputados, vereadores, prefeitos e agentes públicos a serviço da corrupção instalada por forças ocultas nos porões do poder, mas, de maneira alguma contém afirmações caluniosas, injuriosas ou difamatórias, procurando sempre estar pautado e documentado na mais absoluta verdade.
Por fim, digo apenas que essa pressão judicial nunca calou o blog, e não conseguiu dobrar a opinião do blogueiro.
E que me sinto orgulhoso de cumprir o compromisso que me impus de respeitar a opinião alheia mesmo quando ela afronta a do editor.
Aqui, nunca houve censura a comentários dos leitores que discordavam da minha maneira de ver o mundo.
E esta é minha prova de apreço pela liberdade de expressão — inclusive quando ela me desfavorece.
A vocês que me acompanharam deixo meu muito obrigado. A gente vai continuar se encontrando nas searas da informação, Muito obrigado.
Danny Bueno - Jornalista
____________________________________________________
Jornalismo investigativo: o fato real por trás da notícia

Mas estas informações que chegam assim facilmente a nós não são tão fáceis, pois quando as informações estão ao nosso alcance, elas já passaram por várias etapas de planejamento, tudo isso realizado pelo maravilhoso profissional das informações que é o jornalista.
Porém o trabalho de um jornalista não é assim tão facilitado como imaginamos, ainda mais o jornalista investigativo, este que vai além das informações existentes, pois o jornalismo investigativo tem a missão de descobrir vários mistérios e muitas vezes têm que desvendar noticia que ainda não estão à disposição da policia, como é o caso daqueles crimes que o mistério é a grande chave de descoberta dos jornalistas investigativos, ou seja, todo jornalismo investigativo tem que apurar os fatos e as informações para verificar se elas são mesmo reais, para que com isso possa ser feita a edição da reportagem e após isso divulgar a verdadeira noticia.
As principais atuações do jornalismo investigativo são nas investigações de crimes, por exemplo, como o desvio de algumas verbas públicas, os crimes ambientais que na maioria das vezes são realizados por contrabandos de madeireiras, ou até mesmo crimes ligados a prostituição de menores.
E este jornalismo investigativo tem algumas características como à apuração, ou seja, a investigação feita minuciosamente por jornalistas que sempre buscam desvendar a verdade e o mistério, também um jornalista investigativo em seu trabalho necessita ter muita paciência, juntamente com o tempo e o dinheiro para que com estas ferramentas possa exercer seu trabalho perfeitamente, sem falar é claro que o jornalismo investigativo necessita da precisão das muitas informações que irá encontrar, deixando sempre de lado a preguiça.
Portanto agora que conhecemos um pouco mais do trabalho do jornalismo investigativo vale à pena conferir as suas informações desvendadas, pois os seus trabalhos não são fáceis e rápidos.