Apesar de toda a expectativa de que o desfile a caminho da posse pudesse se transformar em uma grande festa popular, um forte chuva fez resfriar os ânimos de todos os presentes, que o digam os integrantes da segurança pessoal da presidente Dilma Roussef, que ficaram literalmente encharcados e ao mesmo tempo tiveram que ficar muito mais atentos aos possíveis atentados, pois a chuva torrencial tornou-se o inimigo numero da equipe de segurança federal.
Já para o povo, que está tão acostumado a ir a luta faça chuva ou faça sol, creio que a festa não foi tão diminuta, pois a simples presença ao evento já contenta a grande maioria que sabem que milhões de brasileiros que dedicaram seus votos a presidente eleita, gostariam de estar presentes a esta festa da democracia neste dia histórico.
Existem ainda os supersticiosos, que não veêm com bons olhos a presença de uma chuva tão inconveniente, chegando ao cúmulo de anunciar um mal presságio, mas, para quem esteve presente a única visão que se manifesta é a incrível evolução política que o Brasil alcança, com o amadurecimento das classes que souberam sair das profundezas preconceituais, que alienava o Brasil há centenas de anos, mas que, ao longo de muita luta por parte das mulheres, alcança hoje o mais alto crédito perante uma nação soberana.
Discursso da posse
Queremos ver Dilma conquistando e cumprindo todas as suas promessas, conforme o discursso de posse, entre elas, erradicar a pobreza, defender as mulheres, idosos e crianças e principalmente dar continuidade a todos os planos e projetos do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, o qual é segundo ela o verdadeiro responsável por todo o desenvolvimento que virá a seguir, como grande professor das necessidades do povo, sendo ela apenas a sua eterna aluna.
Dilma fez questão de lembrar da luta travada pelo vice presidente José de Alencar, o qual considerou um Guerreiro e modelo de homem para todos os brasileiros.
Outro ponto importante que foi destacado em seu discurso de posse foi a educação e a segurança, aos quais a presidente eleita garantiu a nação que não dará tréguas ao crime organizado e elevará os salários e nível educacional dos próprios professores, os quais considerou como autoridades da nossa edificação.
O momento mais emocionante de seu discurso, foi quando fez questão de dedicar a sua vitória aos companheiros de luta que tombaram ao longo do caminho durante o longo processo político que o país atravessou durante a ditadura, do qual ela foi personagem protagonista nos piores momentos de repressão.
Fez questão de citar o poeta mineiro Guimarães Rosa, quando deixou claro que não se arrepende de nada pelo que passou e tão pouco guardou mágoas dos que a afligiram, pronunciando o seguinte trecho de um de seus poemas:
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem".
Para encerrar, não deixou de falar sobre o Pré-sal, que segundo os seus discurssos ao longo de todos os debate de campanha, é passaporte para o futuro do Brasil, e o grande símbolo responsável pela futura riqueza econômica que o país atravessará e dos quais serão revertidas em benefícios para todo o povo brasileiro.
Ao final citou um poeta mineiro, do qual não disse o nome que assim escreveu: “ O que tem que ser, tem muita força…”
Nenhum comentário:
Postar um comentário