CRISE NO REPUBLICANOS
Consultamos a base política dos pré-candidatos do Republicanos de Alta Floresta e todos foram unânimes em dizer que não foram consultados a participar da conversa entre o presidente municipal e o prefeito Chico Gamba e só depois foram comunicados.
A falta de experiência e articulação política interna dentro do partido pode acabar saindo caro para o atual presidente Roberto Rivelino dos Reis (Robertinho), que sem fazer qualquer comunicado ou consulta interna com os demais membros. Uma conversa travada em um grupo de Whatsapp (no último dia 15/5), trouxe os contornos da reunião onde o próprio Robertinho fez menção de umas reuniões recentes com atual prefeito.
Na ocasião da conversa uma participante do grupo afirmou que o “Robertinho vai ser vice do Chico” e que teria firmando um acordo de apoiar a candidatura do atual prefeito, sendo rebatida imediatamente pelo presidente do Republicanos, que afirmou que ela estava mentindo, porém, deixou claro que foi a atual administração que “foi várias vezes procurar o pré-candidato do Republicanos para ser vice”, outra participante do grupo, pré-candidata do partido do atual prefeito acabou afirmando também que além do apoio o presidente do Republicanos estaria cotado como pretenso pré-candidato a vice do prefeito Chico Gamba.
Da base política parlamentar do atual presidente do Republicanos, composta de dois vereadores, Francisco Ailton, Leonice Klaus (ex-PDT, recém filiada) e Reginaldo Luiz da Silva (Naldo da Pista), apenas os vereadores Naldo e Ailton responderam a nossos questionamentos.
O vereador Naldo da pista declarou que: “com a desistência do Ednei sair pré-candidato a prefeito, o grupo decidiu apoiar o atual prefeito”. Perguntado se participou da reunião realizada entre o presidente do partido e o prefeito o vereador respondeu que “Sim“.
O vereador Francisco Ailton declarou que: “eu, a Leonice e o Naldo vamos juntos com o Chico!” Perguntado se participou da reunião que selou o acordo o vereador também respondeu que “Sim!”
A vereadora Leonice Klaus disse que não estava em condições de comentar sobre o assunto por razões pessoais e que só falaria sobre isso na próxima Segunda-feira, porém, interlocutores do partido disseram que ela foi a única que não concordou com o acordo.
CONFIRMAÇÃO DA PRESIDÊNCIA
Em conversa com a nossa reportagem, o presidente do Republicanos Roberto Rivelino, confirmou que logo após a decisão do pré-candidato Ednei Blasius ter desistido, em uma reunião com o prefeito “o partido” decidiu que não iria mais lançar outro nome ao cargo do executivo e que já teriam decidido que: “o partido vai estar junto com o ele” (Chico).
BASE POLÍTICA IGNORADA
Ao tomarem conhecimento da decisão da presidência junto com os vereadores nesta reunião a base política de pré-candidatos se sentiu traída e boa parte dos membros já declararam que não concordam com a decisão principalmente da forma como foi tomada, sem uma conversa interna e votação por parte da ampla maioria.
Apesar dos 3 vereadores do partido terem participado da reunião isolada com o prefeito Chico Gamba, os demais membros da base de pré-candidatos e demais lideranças do partido afirmam que não foram perguntados antes da reunião e não tiveram conhecimento de que tal reunião aconteceria, entre eles o pré-candidato desistente Ednei Blasius que apesar da desistência acabou se tornando o nome mais forte do partido para futuras candidaturas.
Além de Ednei, outra grande liderança do partido, o empresário da construção civil, Cézar Paulo Santana (conhecido como “Cézinha da ECON”), e que também fez parte da administração Chico Gamba como ex-Secretário de cidades, foi pego de surpresa com a decisão do presidente e dos vereadores, alegando que não foram convocados para participar e não estão de acordo com a decisão, já que a ordem da direção estadual do partido era de buscar um nome próprio para concorrer em Alta Floresta, mesmo após a desistência de Ednei Blasius.
Literalmente contrariado com a posição notícia da reunião com o prefeito e da decisão tomada pelo presidente e os vereadores, o empresário afirmou que isso deve complicar em muito o clima interno no partido pelo fato de que a maioria dos filiados não concordam com a posição tomada e se sentem “apunhalados” pelo presidente que não teve a consideração participação dos demais nas decisões do partido.
Diante de toda esta situação, fica no ar a pergunta sobre quais será o destino do Republicanos em Alta Floresta, pois com o grupo rachado dificilmente o presidente conseguirá sustentar seus pré-candidatos contrários que provavelmente não concordarão em permanecer na sigla por quebra de confiança da presidência. Ao que parece, essa história ainda vai dar muito “pano pra manga” e possivelmente com uma reviravolta contra a decisão tomada.
#republicanos #altafloresta #eleicoes2024 #edneiblasius #chicogamba #robertinhomotos #cezarsantana
Nenhum comentário:
Postar um comentário