O estado precário das MTs 320 e 208 obriga os motoristas a transtornos cada dia maiores e mesmo com a previsão de recuperação e instalação de praças de pedágio ainda falta muito tempo que podem custar prejuízos e mortes nas estradas.
A nossa equipe percorreu o trecho entre Alta Floresta e Colíder para constatar aquilo que já é sabido de todos os que precisam transitar nestas rodoviais estaduais, ou seja, estradas impraticáveis que há anos já deveriam ter recebido atenção especial do governo estadual, e que por pura omissão já causou milhões em prejuízos e perdas inestimáveis de vidas humanas. No vídeo que exibimos, selecionamos os trechos mais críticos, inseridos em extensos 17,30 minutos que só de assistir já causam uma enorme revolta e indignação pelo descaso do governo para com a população já tão sofrida do extremo norte do Mato Grosso. A todo momento o risco de acidentes fatais é constante, pois ao tentar uma ultrapassagem qualquer motorista desavisado dos inúmeros buracos pode se ver em uma situação sem escapatória. Mesmo assim, não é raro ver também caminhoneiros experientes abusando do perigo, bem como camionetes que julgam estar livres de acidentes por confiar demais na potência de seus motores, mas, se esquecem que um simples pneu furado pelo impacto de um buraco pode levar ao completo descontrole do veículo. Em meio a essa roleta russa estão aquelas pessoas mais precavidas que não ultrapassam limites de velocidade e nem arriscam além do permitido nas leis de trânsito, porém, acabam virando alvo daqueles que não acreditam no perigo. A exemplo do descaso e do péssimo estado em que foram restauradas, temos a MT 320, que passa por Colíder e vai até o trevo de Nova Santa Helena, quando chega a BR 163, e que foi completamente recuperada em 2018, com o custo de 11 milhões de reais, porém, está irreconhecível pelo curto período de tempo desde a data de sua entrega. Já a MT 208, que está asfaltada apenas pelos municípios de Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta em quase chegando a Nova Bandeirantes, é o retrato do abandono completo coma região, que quando em época de campanha recebe inúmeras promessas de investimentos, e quando as eleições se vão nunca nada acontece, mesmo aqueles políticos que prometeram tendo recebido os votos que pediram. Governo assinou contrato com Concessionária para recuperaçãoEm recente assinatura de contrato com a vencedora do leilão dos trechos das duas MTs, a Concessionária Via Brasil, vai dar inícia a recuperação do asfalto e implantação das praças de pedágios, porém, conforme justificativa do fluxo de trânsito, os 188 quilômetros que deverão restaurados e mantidos pela Concessionária não serão duplicados, o que causou muito desgosto nos moradores da região que esperavam receber a mesma consideração nas obras, que os municípios de Nobres e Nova Mutum tiveram. Ao apresentar a justificativa de que a região não tem tráfego suficiente que comporte a duplicação, o governo e a concessionária aparentemente não depositam fé no crescimento da região, ou simplesmente sabem e não querem reconhecer, veem e não querem admitir que a nova fronteira agrícola do Mato Grosso vai precisar de estradas duplicadas num futuro bem próximo. Total falta de visão comercialComo se não bastasse essas perdas inestimáveis, há ainda o aspecto econômico que emperra o desenvolvimento agrícola e comercial da região, que tem no gado e nas novas plantações de culturas promissoras, como a soja, a grande esperança de crescimento do agronegócio mato-grossense. Coisa que com um investimento irrisório atrairia bilhões de reais em arrecadação ao Estado, que ao que tudo indica, trabalha na contra mão do bem estar de seu povo. |
ASSISTA O VÍDEO COM AS IMAGENS DO ESTADO CALAMITOSO DAS MTs 320 e 208: